CETONEMIA

É a presença de corpos cetónicos no sangue.

Os corpos cetónicos são o subproduto do metabolismo das gorduras e podem ser muito perigosos quando a glicemia é elevada. Valores elevados de glicemia e cetonemia podem provocar uma condição extremamente grave: a Cetoacidose Diabética,   vulgarmente designada por CAD.

O QUE É A CETONEMIA?

O QUE SÃO CORPOS CETÓNICOS E O QUE PROVOCAM?

PORQUÊ CONTROLAR OS CORPOS CETÓNICOS NO SANGUE?

  • controlo dos corpos cetónicos no sangue reduz o risco de CAD.

  • a maioria das CAD são evitáveis. Acontecem quando há falta de insulina no organismo.  Tal pode suceder por omissão de injeções de insulina, por ter havido um problema com a bomba de insulina ou por nao se controlar adequadamente a diabetes quando se está com uma doença aguda (ex: gripe).

  • a CAD é uma condição perigosa e potencialmente mortal, com milhares de episódios que ocorrem anualmente e seriam perfeitamente evitáveis. Controlar os corpos cetónicos no sangue e agir atempadamente com insulina extra, ingestão de líquidos e o contacto com a equipa médica pode mantê-lo saudável e evitar tratamentos de   emergência.

QUANDO DEVE MEDIR OS CORPOS CETÓNICOS NO SANGUE?

  • sempre que se sentir doente

  • sempre que obtiver níveis elevados de glicose no sangue, 250 mg/dL ou mais, durante 3 a 4 horas.

SAIBA MAIS SOBRE CAD E O CONTROLO DE CORPOS CETÓNICOS NO SANGUE

É fácil compreender a importância do controlo da glucose no sangue, mas é menos evidente fazê-lo em relação ao controlo dos corpos cetónicos no sangue. Em primeiro lugar convém recordar porque é importante controlar os níveis de glucose no sangue.


Os níveis de glucose no sangue traçam as diretrizes para o controlo da diabetes auxiliando a determinar a dosagem de insulina e a avaliar os efeitos da dieta alimentar e do exercício físico.

Os corpos cetónicos são, como já dissemos, o subproduto do metabolismo das gorduras. São eles que, na ausência de glucose, fornecem energia ao organismo. Como sabe, para obter energia dos hidratos de carbono dos alimentos que ingerimos, o organismo necessita de insulina. A insulina é a chave que abre as células do nosso organismo para permitir a entrada da glucose e fornecer energia. Na ausência ou insuficiência de insulina, a glucose não consegue entrar nas células e, fica no sangue, aumentando até níveis por vezes preocupantes.


Sem insulina, o organismo começa a metabolizar gordura e produz corpos cetónicos. 

Se o nível de glucose e dos corpos cetónicos continuarem a aumentar pode-se ficar muito doente, muito rapidamente. A pessoa começa a ficar desidratada e acidótica, ou seja, o corpo perde água e sais minerais e o pH baixa com o aumento de ácidos – os corpos cetónicos – desenvolvendo-se CAD.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CORPOS CETÓNICOS NO SANGUE E CORPOS CETÓNICOS NA URINA?

Poderá ter ouvido ou aprendido como controlar os corpos cetónicos na urina. Os corpos cetónicos no sangue fornecem informações sobre o que está a acontecer no organismo nesse exato momento - assim obterá as melhores e mais atualizadas informações sobre o que deverá fazer.

  • os corpos cetónicos na urina são medidos mergulhando uma tira teste na urina - um processo inadequado na era atual, em que se testam valores no sangue. Além disso, o nível de corpos cetónicos na urina, calculado através da observação da cor da tira após 30 a 60 segundos, é apenas um valor estimado.

  • os corpos cetónicos no sangue são medidos da mesma forma que se medem os valores de glucose no sangue. Além disso, o medidor apresenta o valor exato de corpos cetónicos em apenas 10 segundos.

  • a American Diabetes Association afirma que o teste de corpos cetónicos no sangue é preferível ao teste de corpos cetónicos na urina por ser um método mais fiável no diagnóstico da CAD.

COMO INTERPRETAR RESULTADOS DE CORPOS CETÓNICOS NO SANGUE?

  • inferior a 0,6 mmol/l - normal; repita o teste de corpos cetónicos no sangue após 1 a 2 horas se a glucose no sangue permanecer elevada - acima de 250mg/dl

  • 0,6 a 1,5 mmol/l - necessita de uma dose extra de insulina. É importante contactar ou seguir as indicações do seu médico e verificar os valores de glucose e corpos cetónicos no sangue após 1-2 horas.

  • superior a 1,5 mmol/l - Indica risco de Cetoacidose   Diabética. Contacte IMEDIATAMENTE o seu médico.

Com a colaboração da: Dra. Luísa Barros

Nota: A informação contida nesta página é complementar das recomendações fornecidas pelos profissionais de saúde e em nenhuma situação as substitui.

2021_cetonemia-1.jpg
Clique nas capas para saber mais sobre a Diabetes
2021_diabetes-1.jpg
2021_diabetesT1-1.jpg
2021_diabetesT2-1.jpg
2021_adocantes-1.jpg
2021_gravidez-1.jpg
2021_hba1c-1.jpg
2021_hipoglicemia-1.jpg
2021_hidratos-1.jpg
2021_autocontrolo-1.jpg
2021_olhos-1.jpg
2021_cetonemia-1.jpg
2021_disfuncao-1.jpg
2021_pes-1.jpg