A DIABETES
QUE TIPOS DE DIABETES EXISTEM?
As formas mais frequentes da Diabetes são a Diabetes Tipo 1 e a Diabetes Tipo 2.
Diabetes Tipo 1
Também conhecida como Diabetes Insulinotratada, a Diabetes Tipo 1 tem início na infância ou na adolescência, mas pode aparecer noutras idades. Provocada pela falta de insulina no organismo, este tipo de Diabetes não está relacionado diretamente com hábitos de vida ou de alimentação errados, como acontece na Diabetes Tipo 2.
As pessoas com Diabetes Tipo 1 necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida.
Diabetes Tipo 2
A Diabetes Tipo 2 surge habitualmente em idades mais avançadas e é dez vezes mais frequente que a Diabetes Tipo 1.
Caracteriza-se pela associação da falta parcial de produção de insulina com um aproveitamento inadequado da mesma (resistência à ação da insulina). Uma alimentação cuidada e exercício físico são a base do tratamento. No entanto, pode vir a ser necessário recorrer a comprimidos, insulina ou ambos.
A Diabetes Tipo 2 tem geralmente sintomas menos evidentes que a Diabetes Tipo 1 e pode passar despercebida durante muito tempo. É frequente existirem outras pessoas na família com Diabetes.


QUAIS OS SINTOMAS?
Os sintomas mais frequentemente associados à diabetes, são:
-
urinar em grande quantidade e mais vezes do que o normal
-
sede constante e intensa
-
fome constante e difícil de saciar
-
sensação de boca seca
-
fadiga
-
comichão no corpo (sobretudo ao nível dos orgãos genitais)
-
visão turva
Perante qualquer um destes sintomas, deve consultar o seu médico.
COMO SE DIAGNOSTICA?
Para o diagnóstico da diabetes é geralmente suficiente a realização de um teste à glucose no sangue, feita
em jejum, e num laboratório.
A Diabetes confirma-se quando o valor de glucose no sangue é igual ou superior a 126 mg/dl em duas ocasiões. Quando o valor está entre 110 e 125 mg/dl considera-se que existe uma glucose anormal em jejum. Abaixo de 109 mg/dl considera-se normal.
COMO PREVENIR?
Se em relação à Diabetes Tipo 1 pouco ou nada pode ser feito para prevenir, já em relação à Diabetes Tipo 2 uma alimentação saudável e variada e a manutenção de uma atividade física moderada regular são fatores que podem claramente evitar ou adiar o aparecimento da doença.
Nota: A informação contida nesta página é complementar das recomendações fornecidas pelos profissionais de saúde e em nenhuma situação as substitui.