
OS PÉS NA DIABETES
PORQUÊ CUIDADOS ESPECIAIS?
A diabetes é uma doença crónica caraterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A longo prazo, este aumento de açúcar no sangue poderá provocar complicações, nomeadamente, a nível do pé.
Mas de que complicações falamos ?!
-
Neuropatia: lesões ao nível dos nervos que provocam diminuição da sensibilidade, aparecimento de queixas dolorosas ou desconforto nos pés, assim como pele seca, entre outras.
-
Doença vascular periférica: problemas ao nível das artérias das pernas e dos pés que provocam má circulação de sangue nestas zonas.
-
Deformações: por exemplo dedos em garra, zonas com grandes calosidades, pés com uma arcada demasiado alta ou demasiado baixa.
-
Suscetibilidade a infeçõe
Desta forma o risco de desenvolver uma lesão, muitas vezes sem se aperceber, é muito elevado.
Assim, na pessoa com diabetes, o pé merece uma atenção especial!...
… e dada a sua fragilidade, o segredo para um pé são está na PREVENÇÃO!...
CUIDADOS DIÁRIOS
Lave os pés diariamente em água corrente, testando previamente a temperatura da água com um termómetro ou mesmo com o cotovelo. Assim, evitará queimaduras (este é um aspeto fundamental, uma vez que, devido à neuropatia e, consequentemente, à falta de sensibilidade, a água que parece ser tépida poderá queimar).
Para lavar utilize um sabonete ou gel de ph neutro, evitando produtos agressivos, como por exemplo o tradicional “sabão azul e branco”.
Seque bem os pés com uma toalha de algodão, de cor clara e sem padrões. Sendo clara, na presença de uma ferida, ficará manchada alertando-o para a existência de uma lesão.
Durante a secagem dê especial atenção aos espaços entre os dedos, estes devem ficar muito bem secos. Se a toalha é grossa utilize materiais alternativos e absorventes como papel higiénico, papel de cozinha ou gaze.
Com uma gaze ou algodão aplique vinagre de maçã ou cidra nas unhas e pele, (desde que esta não tenha feridas). O vinagre não se dilui, aplicando-se puro. Como é ácido limita o desenvolvimento de fungos que possam estar presentes.
Deixe secar o vinagre ou retire o excesso secando novamente.
Aplique creme hidratante da raiz dos dedos até ao joelho. Nos espaços entre os dedos e unhas não deverá
aplicar creme, uma vez que este deixa um ambiente húmido, propício ao desenvolvimento de infeções fúngicas.
Durante este cuidado diário observe cuidadosamente os pés certificando-se que não existem alterações. Se tem dificuldade em dobrar-se utilize um espelho para ver a planta do pé em pormenor, ou peça ajuda a alguém que o possa fazer por si.

CUIDADOS REGULARES
Semanalmente
-
lime as unhas com uma lima de cartão.
-
lime à frente, na horizontal, e por cima, no caso da unha se encontrar grossa. Este gesto tão simples permitir-lhe-à evitar as lesões provocadas pelas tesouras ou corta unhas, pois, limando semanalmente, mantém o comprimento das unhas não havendo necessidade de as cortar.
-
antes do banho, mas com a pele humedecida, passe uma lixa de pés nas zonas mais calosas.
Como escolher calçado
-
no final do dia, pois o pé encontra-se ligeiramente inchado nessa altura.
o sapato deverá ter uma biqueira arredondada e uma caixa interior com altura suficiente para que os dedos não fiquem apertados.
verifique se não existem costuras internas que o possam magoar.
prefira sapatos em pele por dentro e por fora, com atacadores ou velcro e com uma sola semirigida.
... e as meias
-
deverão ser de algodão, sem costuras e de cor clara. No caso das costuras serem grossas vire-as ao contrário, para que não marquem os dedos.


MAIS CONSELHOS ÚTEIS
-
não ande descalço
-
aqueça os pés apenas com roupa e nunca com fontes de calor como aquecedores ou sacos de água quente
-
nunca utilize produtos agressivos como calicidas, estes poderão provocar-lhe feridas
-
observe os pés todos os dias, ainda que, aparentemente, tudo esteja bem
Nota: A informação contida nesta página é complementar das recomendações fornecidas pelos profissionais de saúde e em nenhuma situação as substitui.